sábado, 22 de janeiro de 2011

Manutenção Preventiva




A manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma empresa transporte e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade, com base em procedimentos de confiabilidade. Seja em ações isoladas ou em grandes paradas, o ideal é que a manutenção preventiva seja uma das maiores prioridades dos gestores, o que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações.
Embora os conceitos sobre a necessidade de realização da manutenção preventiva, preditiva, corretiva ou manutenção planejada, bem como de manutenção centrada em confiabilidade, já façam parte do cotidiano de muitos engenheiro e supervisores, ainda é grande o número de companhias e de gestores que vêem a manutenção como um custo adicional nos gastos da empresa. Na realidade, revendo o conceito  manutenção preventiva, os procedimentos de manutenção são capazes de diminuir os custos e ainda aumentar a lucratividade da companhia.
Isso porque as ações preventivas de reparos, trocas de componentes e substituição de peças garantem um processo de disponibilidade sempre contínuo, com o mínimo de interrupções e paralisações por conta de falhas e avarias que porventura aconteçam. Principalmente na manutenção preventiva, a necessidade de desenvolver e implantar planos de manutenção específicos, com base nos mais diversos tipos de requisitos e indicadores de manutenção é o que pode assegurar uma produção contínua, de qualidade e com total padronização, sem a obrigação de constantes intervenções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário